01. O que é. Através dos reúsos de várias embalagens de materiais consumidos cotidianamente, foi construída uma mini sementeira para ser instalada na janela verde, cujo objetivo será a propagação de algumas espécies usadas no Meu Nano Viveiro. Começarei com sementes de jambu (Acmella oleracea).
02. Descrição dos materiais e como foi construída. Foi usada uma garrafa pet de 1 litro onde foi feito um corte na lateral, de 6 x 12 cm e furados diversos pontos no fundo com o ferro de solda para a drenagem da água de irrigação;
Um dos lados maiores o plástico foi dobrado e feitos dois furos para a fixação da sementeira na janela verde. A dobra virou um pequeno painel retangular para colocação do rótulo da mini sementeira. Este rótulo foi feito com um pedaço de tampa plástica de uma vasilha plástica de goiabada;
No lado oposto, ao centro, foi feito um furo onde um pedaço de raio de bicicleta com as pontas curvadas alternadamente fará a fixação da mesma na tela da janela verde.
Antes de colocar a terra preta, foi colocada a “palhada” de uma velha sementeira no fundo. Isto favorecerá a drenagem e umidade, além de ser uma fonte de carbono para as mudas.
Feito isto, adicionou-se terra preta e o semeio das sementes de jambu.Por fim, cobriu-se as sementes com uma leve camada de terra preta e molhou-se moderadamente.
O último passo foi a sua instalação na janela verde, onde irá viver. Daqui pra frente é acompanhar...
E na mini sementeira, por que tu usastes as sementes de jambu?
ResponderExcluirOlá "Anônimo"! Obrigado pelo comentário. Porque o jambu é uma planta de ciclo curto e não engorda muito, isto é, seu caule não fica muito volumoso, o que facilitará seu cultivo na mini horta suspensa!!!
Excluir