É um viveiro de plantas que ocupa uma área de 0,80 x 1,60 m (1,28 m2), na sacada do apê onde moro em Belém, Pará. O pé direito é de 2,75 m, o que dá 3,52 m3. A altitude aproximada é de 62 m – Belém tem 12 metros. Cultivo diversas plantas, cujas sementes ou mudas, coleto durante passeios e tricicladas pela cidade e arredores. O princípio fundamental de sua criação é o reuso constante e inovador de diversos materiais. Os princípios da Agricultura Ecológica são também fundamentais no viveiro.
quarta-feira, 25 de dezembro de 2019
NOVA PLANTA NO MEU NANO VIVEIRO.
Finalmente hoje, 25/12/19, Natal, quarta-ferira, introduzi uma nova espécie de planta no Meu Nano Viveiro. Trata-se do Jambu, Acmella oleracea. Atendendo à um pedido de um grande amigo e colega de anos passados, consegui sementes de jambu na feira da 25, em Belém.
Em casa, "debulhei" os seus capítulos já secos e obtive uma grande quantidade de sementes. Imediatamente mandei uma boa quantidade delas para esse meu amigo que mora em Juiz de Fora, MG.
Como não tinha certeza se estavam boas para o semeio, decidi fazer um teste de germinação com uma pequena porção delas escolhidas aleatoriamente. Forrei um pote plástico com tampa com uma toalha descartável de papel, umedeci com água filtrada e distribui as sementes sobre ela. Fiz alguns furos na tapa plástica do pote, tampei e o coloquei em uma posição que pegasse o sol da tarde na área da cozinha.
Isto tudo aconteceu no dia 15 de dezembro passado. No dia 18, ou seja, 3 dias depois, para a minha surpresa as sementes começaram à germinar.
Fiquei feliz. Mantive os cuidados de deixá-las úmidas e hoje, 25/12, resolvi transplantá-las para um vaso no canteiro.
O farelo dos capítulos que tinha guardado, também coloquei na terra em uma sementeira que apelidei de compartilhada, porque tem outras sementes nela postas para germinar, como sementes de moréias, mucajás e pupunhas.
O que me encorajou à fazer isso foi a desconfiança de que o "debulhamento" inicial não teria sido 100% e que algumas sementes, ou muitas, ainda ficaram no farelo. Vamos ver o que acontecerá com as sementes germinadas no pote e com o farelo de jambu.
(*) Todas as imagens são de minha autoria, com exceção da primeira que foi capturada na Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Acmella_oleracea )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Retomada a fabricação de mini vasos pendentes .Parte 01.
Parte 01: Retomei hoje, 20/05/2023, sábado, a fabricação de Mini Vasos Pendentes. Foram construídos 06 com reusos de embalagens de desodoran...
-
O que é: É um brinquedo que visa incentivar a leitura. Compartilhamos da boa máxima dita por Ziraldo Alves Pinto...
-
Fazia tempo que eu não via: Ariá ( Callathea allouria ), o ariá ou batata de índio. Lembrei de minha infância quando comia este tubérculo co...
-
Esta á a Callisia, uma planta epífita. À coletei na 3.ª Rua de Soure, Pará, entre as travessas 16 e 17, em minha últimas férias por lá. Es...
Legal Gondin, que bom receber e participar junto contigo dessas descobertas, e estimulador acompanhar o crescimento dessa pkantinha saborosa. Parabéns.
ResponderExcluirOps! Obrigado. Acho que compartilhar as coisas e sensações faz parte da nossa vivência. A gente fica mais leve sem fazer regime físico nenhum.
Excluir