Número de visualizações

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

MERA COINCIDÊNCIA, PURO ACASO OU SINCRONICIDADE?!


Aconteceu ontem, 30/12/19, um fato deveras inusitado. Construí um novo porta mudas reusando para isso, um velho estrado de plástico antiderrapante com ventosas para banheiro que encontrei na rua, obviamente já descartado. 
Como sempre faço, abri as "bocas" com uma serra copo de 64 mm, visto que as mudas são colocadas em copos de água mineral descartáveis de 200 e 290 ml e  se encaixam muito bem nelas. O espaçamento de uma pra outra foi de aproximadamente 1,5 cm, buscando maximizar o porta mudas. Assim, as dimensões do estrado (48 x 53 cm) permitiram a abertura de 36 bocas, ou seja, 36 novas mudas poderão ser nele acondicionadas. Fiz todo esse trabalho na minha Nano Oficina.
 Preparei as cantoneiras e voltei para o Meu Nano Viveiro para instalar o novo porta mudas. Finalmente instalei o novo porta mudas. Para testa-lo peguei os copos vazios guardados, a maioria já utilizados e os coloquei nas 36 bocas. 
Para a minha surpresa a quantidade de copos que eu tinha guardados naquele momento eram exatamente na mesma quantidade das bocas recém feitas no novo porta mudas! 36 bocas, 36 copos! 
Ainda surpreso com a coincidência observada -- seria mesmo coincidência? -- busquei ajuda no Prof., Google. O resultado foi ainda mais surpreendente. depois de acessar diversos sites, deparo-me com um -- http://www.mhrpsicologos.com.br/artigos/coincidencias-existem-sincronicidade/ -- que cita Carl Gustav Jung
Mergulhei mais ainda e descobri que esse cara foi um  psiquiatra e psicoterapeuta suíço em 1929, que desenvolveu o conceito de sincronicidade. Segundo ele define "acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado." ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Sincronicidade
Assim, descobri ao acaso (?!) a sincronicidade, esse fenômeno que nos últimos tempos tem me encucado e me chamado a atenção, pela frequência com que tenho me deparado com eles...
(*) Todas as imagens com exceção da do estrado inteiro e do Jung, são de minha autoria, essas duas foram capturadas na internet.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

NOVA PLANTA NO MEU NANO VIVEIRO.

Finalmente hoje, 25/12/19, Natal, quarta-ferira, introduzi uma nova espécie de planta no Meu Nano Viveiro. Trata-se do Jambu, Acmella oleracea. Atendendo à um pedido de um grande amigo e colega de anos passados, consegui sementes de jambu na feira da 25, em Belém. 
Em casa, "debulhei" os seus capítulos já secos e obtive uma grande quantidade de sementes. Imediatamente mandei uma boa quantidade delas para esse meu amigo que mora em Juiz de Fora, MG. 
Como não tinha certeza se estavam boas para o semeio, decidi fazer um teste de germinação com uma pequena porção delas escolhidas aleatoriamente. Forrei um pote plástico com tampa com uma toalha descartável de papel, umedeci com água filtrada e distribui as sementes sobre ela. Fiz alguns furos na tapa plástica do pote, tampei e o coloquei em uma posição que pegasse o sol da tarde na área da cozinha. 


Isto tudo aconteceu no dia 15 de dezembro passado. No dia 18, ou seja, 3 dias depois, para a minha surpresa as sementes começaram à germinar. 

Fiquei feliz. Mantive os cuidados de deixá-las úmidas e hoje, 25/12, resolvi transplantá-las para um vaso no canteiro.

 

O farelo dos capítulos que tinha guardado, também coloquei na terra em uma sementeira que apelidei de compartilhada, porque tem outras sementes nela postas para germinar, como sementes de moréias, mucajás e pupunhas. 
O que me encorajou à fazer isso foi a desconfiança de que o "debulhamento" inicial não teria sido 100% e que algumas sementes, ou muitas, ainda ficaram no farelo. Vamos ver o que acontecerá com as sementes germinadas no pote e com o farelo de jambu.
 

(*) Todas as imagens são de minha autoria, com exceção da primeira que foi capturada na Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Acmella_oleracea )

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O que é o leiturômetro, como funciona e de que é feito. Seu criador e desenvolvedor.


 
 
 
 
 
O que é: É um brinquedo que visa incentivar a leitura. Compartilhamos da boa máxima dita por Ziraldo Alves Pinto, o grande escritor e cartunista brasileiro: “Ler é mais importante que estudar.” 
 
Soa estranho, mas o que uma pessoa vai estudar se não souber ler (e bem)?

Como funciona. Assista o vídeo a seguir: 

Escolha se a medição será pela quantidade de livros lidos em um determinado espaço de tempo (meses, anos); ou se será estabelecido um determinado espaço de tempo (meses, anos), para que sejam lidos “xis” livros. À  cada livro lido será colocada uma bolinha na haste. Repete-se até a conclusão do certame, ou quando a haste estiver completamente preenchida com as bolinhas. 
Para novo jogo, removem-se as bolinhas e começa tudo de novo!
Boa leitura e boa brincadeira!
Número de hastes: 
Podem ser com uma única haste:

 2 hastes:

 ou, 3 hastes.:

Materiais empregados: Uma caderneta de 96 folhas, 110mm x 154 mm, espiral metálica; Raios de bicicleta com os niples; Miçangas de bolinhas coloridas; Espaguete plástico (TCN 20, 2.4. UL224);Tinta guache; e, Linha de nylon 0,35 mm.

Criador e desenvolvedor: Criação, desenvolvimento e construção de Carlos José Esteves Gondim. Whatsapp: 91-98480-7099.  

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Leiturometro alcança escola Pequeno Príncipe em Belém, Pará.

Os alunos do 1.º ano da Escola Pequeno Príncipe, em Belém, Pará, foram presenteados com o "leiturômetro", o brinquedo que incentiva a leitura de livros.Os mesmos foram dados aos estudantes pelo meu amigo e colega José Luiz Moraes, pai de um dos alunos da escola. Vejam as imagens:


Como funciona o "Leiturômetro". Este aqui foi o primeiro a ser construído. É de 3 hastes, dedicado à minha Turminha Cadu, Bibi e Pepê, que aparecem na imagem no painel frontal. Cada haste comporta 15 bolinhas, ou seja, até 15 livros poderão ser lidos por cada um. 

COMO FUNCIONA O LEITURÔMETRO. Assista o vídeo acima.

Retomada a fabricação de mini vasos pendentes .Parte 01.

Parte 01: Retomei hoje, 20/05/2023, sábado, a fabricação de Mini Vasos Pendentes. Foram construídos 06 com reusos de embalagens de desodoran...