Aconteceu ontem, 30/12/19, um fato deveras inusitado. Construí um novo porta mudas reusando para isso, um velho estrado de plástico antiderrapante com ventosas para banheiro que encontrei na rua, obviamente já descartado.
Como sempre faço, abri as "bocas" com uma serra copo de 64 mm, visto que as mudas são colocadas em copos de água mineral descartáveis de 200 e 290 ml e se encaixam muito bem nelas. O espaçamento de uma pra outra foi de aproximadamente 1,5 cm, buscando maximizar o porta mudas. Assim, as dimensões do estrado (48 x 53 cm) permitiram a abertura de 36 bocas, ou seja, 36 novas mudas poderão ser nele acondicionadas. Fiz todo esse trabalho na minha Nano Oficina.
Preparei as cantoneiras e voltei para o Meu Nano Viveiro para instalar o novo porta mudas. Finalmente instalei o novo porta mudas. Para testa-lo peguei os copos vazios guardados, a maioria já utilizados e os coloquei nas 36 bocas.
Para a minha surpresa a quantidade de copos que eu tinha guardados naquele momento eram exatamente na mesma quantidade das bocas recém feitas no novo porta mudas! 36 bocas, 36 copos!
Ainda surpreso com a coincidência observada -- seria mesmo coincidência? -- busquei ajuda no Prof., Google. O resultado foi ainda mais surpreendente. depois de acessar diversos sites, deparo-me com um -- http://www.mhrpsicologos.com.br/artigos/coincidencias-existem-sincronicidade/ -- que cita Carl Gustav Jung.
Mergulhei mais ainda e descobri que esse cara foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço em 1929, que desenvolveu o conceito de sincronicidade. Segundo ele define "acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado." (
https://pt.wikipedia.org/wiki/ Sincronicidade)
Assim, descobri ao acaso (?!) a sincronicidade, esse fenômeno que nos últimos tempos tem me encucado e me chamado a atenção, pela frequência com que tenho me deparado com eles...
(*) Todas as imagens com exceção da do estrado inteiro e do Jung, são de minha autoria, essas duas foram capturadas na internet.