Número de visualizações

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Aberta a fábrica de adubos do Meu Nano Viveiro

Iniciei hoje, 31/08/22, a operação da mini fábrica de adubos caseiros do Meu Nano Viveiro. As cascas de ovos coletadas por vários meses no apê, depois de secas na caixa de luz da Estação de Diversão e trituradas em um velho liquidificador doméstico, transformaram-se em um rico adubo. As cascas de ovos são constituídas principalmente de minerais  como cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes, quando a casca é transformada em farinha, são rapidamente absorvidos pelo solo, e trazem inúmeros benefícios para flores, vegetais e frutos, além de corrigirem o pH do solo. Conheça a Mini Fábrica:

Cesta de coleta exclusiva das cascas de ovos instalada na cozinha do apê




Secagem das cascas de ovos na caixa de luz da Estação de Diversão



Trituração das cascas de ovos secas no liquidificador


Armazenamento da farinha de cascas de ovos em pote plástico. 1,5kg. 31/08/22.



Pote de armazenagem devidamente rotulado.








Esta farinha de cascas de ovos será usada nos minis vasos pendentes e em todos os vasos existentes ou que passem a existir no Meu Nano viveiro, durante os diversos tratos culturais a serem aplicados.


segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Ariá e Manteiguinha entram no Nano Viveiro

Fazia tempo que eu não via: Ariá (Callathea allouria), o ariá ou batata de índio. Lembrei de minha infância quando comia este tubérculo cozido, no café da manhã. Reencontrei-o quase por acaso em uma Mini Feira de Produtos Orgânicos da Rede Bragantina acontecida no prédio onde moro em Belém, sábado, 20/08/22. De carona peguei também um frasco de feijão Manteiguinha, outro produto muito raro de se encontrar hoje em dia e uma delícia especialmente em uma salada crua... Ao fim e ao cabo, decidi reproduzí-los em Meu Nano Viveiro. Vamos ver o que acontecerá.

 




























terça-feira, 16 de agosto de 2022

E o Meu Nano Viveiro não para de crescer...

Mais três mini vasos pendentes construídos a partir dos reusos de embalagens aluminizadas de desodorantes spray receberam estacas de Callisia. Como substratos foram usadas uma mistura de paú com terra preta. Estão recebendo hidratação para serem posteriormente içados no suporte pendente para observação e tratos periódicos.














 

Retomada a fabricação de mini vasos pendentes .Parte 01.

Parte 01: Retomei hoje, 20/05/2023, sábado, a fabricação de Mini Vasos Pendentes. Foram construídos 06 com reusos de embalagens de desodoran...