Depois de três dias que foram repicadas, as 18 mudas de Ipê Róreo trazidas de Soure, precisaram ir para a UTI. Muito vento e umidade baixa elevaram o estresse das plantinhas que corriam o risco de morrerem. Agora, elas encontram-se sob uma cobertura de proteção feita com sacolas e embalagens plásticas que evitará o ressecamento das mesmas ao mesmo tempo, garantindo uma boa umidade nesse período de alto estresse vegetal.
É um viveiro de plantas que ocupa uma área de 0,80 x 1,60 m (1,28 m2), na sacada do apê onde moro em Belém, Pará. O pé direito é de 2,75 m, o que dá 3,52 m3. A altitude aproximada é de 62 m – Belém tem 12 metros. Cultivo diversas plantas, cujas sementes ou mudas, coleto durante passeios e tricicladas pela cidade e arredores. O princípio fundamental de sua criação é o reuso constante e inovador de diversos materiais. Os princípios da Agricultura Ecológica são também fundamentais no viveiro.
sábado, 19 de setembro de 2020
AS MUDAS DE IPÊ RÓSEO PRECISARAM IR PARA A UTI.
terça-feira, 15 de setembro de 2020
CÂMARA HIGIENIZADORA DE MUDAS. EM DETALHES.
Inventei e construí hoje, 15/09/2020, uma Câmara Higienizadora de Mudas, C.H.M. Infelizmente algumas mudas do Meu Nano Viveiro apresentaram início de infestação de insetos cochonilhas. Esta praga, se não combatida imediatamente, arrasa o plantio. Junto com ela vem as formigas-açucareiras que ajudam na dispersão dos cochonilhas. E aí, o estrago é maior. Como o Meu Nano Viveiro está localizado na sacada do apê onde moro, e como o uso de produtos inseticidas não é recomendável, dentre outras, pela rápida dissipação nos ambientes próximos provocada pelos ventos que são intensos e constantes, decidi inventar uma aparelhinho que evitasse essa dissipação, esse inconveniente. Aplicando mais uma vez o princípio básico que fundamenta o Meu Nano Viveiro, usei uma garrafa PET de 2 litros e 2 pequenos pedaços de raios de bicicletas transformados em trincos. Fiz os cortes com estilete e pronto. Está construída a Câmara de Higienização de Mudas -- aproveitando a palavra da moda. Higienização!
O inseticida usado é a Calda de Tabaco, produto que faço constantemente, prevenindo a incidência de pragas... Usei como cobaia para o teste drive da C.H.M. uma muda de jambu que tinha identificado portadora da famigerada praga. Após a aplicação, mantive a muda dentro da câmara em observação. Agora acompanho o desenrolar dos fatos.
(*) Todas as imagens, GIF e vídeos são de minha autoria.
_____________________________________________________________________________________________
sábado, 12 de setembro de 2020
A ÁRVORE DE NATAL VIVA E ECOLÓGICA ESTÁ NASCENDO!
1. OBJETIVO: Construir uma árvore de decoração para o Natal, cujos componentes da sua estrutura sejam todos reusos de materiais e dotada de plantas ornamentais nos seus ramos e tronco.
2. O QUE SERÁ REUSADO E COMO SERÁ FEITO: Serão reusados pedaços de rodapé em angelim serrados nas seguintes dimensões: Dois com 0,50 m de comprimento; Dois com 0,40 m de comprimento; Dois com 0,30 m de comprimento; Dois com 0,20 m de comprimento e dois com 0,10 m de comprimento.
Em cada um deles serão feitos com auxílio de uma serra-copo de 2,8 cm de diâmetro, furos, nas seguintes quantidades: Nos pedaços de rodapé de 0,50 m, 10 furos em cada; Nos de 0,40 m, 04 em cada pedaço; Nos de 0,30 m 03 furos em cada pedaço; nos de 0,20 m, 02 em cada pedaço, e, nos de 0,10 m, 01, em cada pedaço, totalizando 60 furos. No centro de cada pedaço de rodapé serão feitos furos com auxílio de uma serra-copo de 16 mm, por onde a haste metálica representando o tronco passará; Reuso de pedaços de raios de bicicletas e motocicletas com os seus respectivos niples; Pedaços de arames de aço de cerca elétrica funcionarão com cabos para auxiliar na sustentação da árvore quando estiver "plantada" no vaso; A base da árvore ("sistema radicular") será formado com um parafuso sem cabeça, onde duas porcas fixarão cinco chapas circulares finas, para dar sustentação a toda a estrutura. Um vaso plástico de aproximadamente 0,19 x 0,23 m, com o respectivo prato, servirá como recipiente onde a árvore será instalada; Reuso de tubetes vazios de vitamina C, transformados em vasos de mudas; Reuso de uma haste metálica de velha cortina com aproximadamente 1,00 de comprimento e 1,2 cm de diâmetro; Mudas em tubetes de acordo com as espécies e quantidades a seguir:
15 mudas de Cacto-Macarrão (CM); 15 mudas de Samambaia-Cacto (SC); 15 mudas de Mini Samambaias (MS) e 15 mudas de Brilhantina (BR); 04 mudas de Heras para revestir o tronco e os ramos, e, um tubete contendo as 4 espécies Cacto-Macarrão (CM), Samambaia-Cacto (SC), Mini-Samambaia (MS) e, Brilhantina (BR).
Retomada a fabricação de mini vasos pendentes .Parte 01.
Parte 01: Retomei hoje, 20/05/2023, sábado, a fabricação de Mini Vasos Pendentes. Foram construídos 06 com reusos de embalagens de desodoran...
-
O que é: É um brinquedo que visa incentivar a leitura. Compartilhamos da boa máxima dita por Ziraldo Alves Pinto...
-
Fazia tempo que eu não via: Ariá ( Callathea allouria ), o ariá ou batata de índio. Lembrei de minha infância quando comia este tubérculo co...
-
Esta á a Callisia, uma planta epífita. À coletei na 3.ª Rua de Soure, Pará, entre as travessas 16 e 17, em minha últimas férias por lá. Es...